segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SWAT - Special Weapons And Tactics

O conceito de SWAT (Special Weapons And Tactics) surgiu nos anos de 1960, como uma solução para vários incidentes desenrolando nos Estados Unidos. Atiradores escondidos disparavam contra civis e policiais ao redor do país. Muitos destes incidentes aconteceram em Los Angeles, durante e depois dos “Watts Riot”.

Revoltas enfrentadas pelas primeiras SWATs (Watts Riot)
Um estudo crítico de como cada incidente ocorreu, foi feito pela chefia do LAPD e percebeu que não existia uma resposta efetiva para estas situações perigosas. O Oficial John Nelson apresentou algumas armas especiais e um novo conceito de táticas a um jovem inspetor, Darry F. Gates. O inspetor Gates concordou e aprovou o conceito de pequenos grupos de policiais altamente disciplinados, que utilizando armas e táticas especiais para combater estes ataques incomuns e de difícil solução.



A primeira unidade SWAT ( Special Weapons And Tatic) foi constituída com 15 equipes de quatro homens. Os membros de cada equipe foram recrutados de policiais que executavam serviços de patrulha e outras tarefas policiais, que tinham grande experiência em patrulhamento e prestado serviço militar. Cada grupo era reunido mensalmente para treinamento ou quando surgia a necessidade real para utilização de armas e táticas especiais. Estas unidades, conhecidas como "grupo estático de defesa", ofereciam segurança às instalações policiais, durante distúrbios civis.

Primeiras Unidades SWATs
Em 1971, o efetivo da SWAT foi constituído com uma equipe em tempo integral, subordinada a Divisão Metropolitana. Para responder à ação continuada de grupos subversivos, a crescente taxa criminal e a permanente dificuldade de reunir uma equipe de pronta resposta. A Divisão Metropolitana que o obteve uma firme reputação atuando como unidade tática do Departamento, estava organizada em pelotões "A", "B" e "C". A Unidade de Armas e Táticas Especiais tinha a designação de "Pelotão D", e ao mesmo tempo, formalmente, adotou a sigla SWAT.


Desafios enfrentados pela SWAT

Momento da prisão de membros do "Black Panthers"
O Primeiro desafio para estes pioneiros, no uso de armas e táticas especiais, se verificou em 1969. No dia 08 de dezembro, foram emitidos mandados de busca e apreensão de armas ilegais na sede dos “Panteras Negras”, entre a Rua 41 e Central. Os Panteras Negras atiraram contra os 40 membros da equipe SWAT. No cerco de quatro horas, foram disparados inúmeros tiros, resultando em três Panteras e três Policiais feridos. Os Panteras se renderam para a SWAT e esta primeira missão era agora uma parte indelével de sua história.



Na tarde de 17 de maio de 1974, a equipe SWAT enfrentou um de seus desafios mais significativo. O Exército de Libertação Simbianes (SLA), um grupo de terroristas fugitivos, fortemente armados, se homiziou em uma residência na Rua 54ª Leste coma Avenida Compton. O evento foi testemunhado por milhões de pessoas através da televisão e do rádio e rendeu vários dias de notícias na imprensa mundial.

Casa onde os membros do SLA estavam abrigados.
Foram feitas 26 conclamações para que os suspeitos se rendessem, 18 destas antes da introdução de gás lacrimogênio e 10 durante a confrontação. Nem um único disparo foi feito pela policia antes das conclamações iniciais, sendo todas repelidas por disparos de armas semi-automáticas e automáticas.

Apesar dos 3.7772 disparos feitos pelo SLA, nenhum cidadão ou oficiais de policia foram atingidos. Porém, o destino dos suspeitos foi um pouco diferente. Durante o tiroteio, ocorreu um incêndio dentro da residência. A causa do fogo é oficialmente desconhecida, mas foi especulado que um projétil perdido acertou um dos coquetéis “Molotov” dos suspeitos. Todos os seis suspeitos sofreram múltiplos tiros e faleceram nas chamas.

Em 1983, o Departamento enviou três supervisores de equipes SWAT para a Europa, a fim de avaliar e desenvolver as técnicas empregadas pelos grupos especiais: GSG-9 alemão, GINGN francês e o lendário 22º SAS britânico. Um programa de treinamento rigoroso e difícil foi implantado com um objetivo:

Desenvolver uma real capacidade de resgate de refém pelas equipes SWAT do LAPD.

Time SWAT em treinamento de Combate em Ambientes Confinados.
O próximo importante desafio para a SWAT foi em 1984. Com os jogos Olímpicos de Verão previstos para Los Angeles e com o terrorismo proliferando ao redor do mundo, a cidade era um provável alvo. Os líderes do Departamento e da equipe SWAT, novamente reconheceram a necessidade e começaram a desenvolver uma habilidade que ainda não existia dentro da equipe SWAT do LAPD ou qualquer outra equipe SWAT ao longo da nação.

Foram mais 2.000 horas de treinamento, por oficial, para elaborar um novo conceito dentro de outra realidade. Nos 19 dias dos jogos de verão de 1984, os oficiais da SWAT trabalharam em um esgotante treinamento de tempo integral, 24 horas de serviço por 24 horas de descanso para aprimorar essas habilidades. Os Jogos de Verão de Los Angeles aconteceram sem nenhum incidente, mas as habilidades anti-terrorismo desenvolvidas durante aquele treinamento elevaram a equipe para um novo nível.

Como o aprimoramento da habilidade de resgate de refém, a SWAT do LAPD liberou dúzias de reféns e recentemente, prendeu aproximadamente 80 suspeitos homiziados e executa uma média de 50 operações de alto risco por ano.

"Não importa qual seja a missão, treine sempre para a pior situação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário